O sorvete possui em sua composição uma gama de ingredientes que fazem bem para a saúde. Fabricado a base de leite, o produto carrega diversos nutrientes encontrados nesse alimento que é altamente indicado para o consumo, por ser rico em ferro, por exemplo.
Mesmo com a industrialização, os nutrientes presentes nos ingredientes são mantidos até o produto final. Segundo pesquisas de faculdades americanas, menos de 30% da composição nutritiva é perdida na fabricação de sorvete, o que caracteriza o alimento gelado como uma boa opção para a nutrição de crianças, jovens, adultos e idosos.
E para quem acredita que o sorvete causa gripe, resfriado ou dor na garganta e por isso, só possa ser consumido no calor, médicos afirmam que esse é apenas um mito, já que o que causa gripe é um vírus e não alimentos gelados.
Os países onde o consumo de sorvete é maior são os europeus, onde o inverno costuma ser bem mais rigoroso, além disso nenhuma pesquisa científica confirma a relação dessas doenças com o consumo de sorvete no frio. No caso de inflamações de garganta como amidalite, ao contrário do que muitos acreditam, os alimentos gelados são mais indicados do que os quentes.